Domingo, Agosto 31, 2025
NOTÍCIA

Presidente panamenho viaja ao Brasil com foco no Mercosul

Cidade do Panamá, 27 ago (Prensa Latina) O presidente do Panamá, José Raúl Mulino, viaja hoje para o Brasil com o objetivo de discutir a adesão do país ao Mercado Comum do Sul (Mercosul).

O mandatário confirmou essa visita ontem, ao inaugurar a ExpoFeira Mundial da Zona Livre de Colón, e acrescentou que estará acompanhado por uma delegação empresarial e três deputados.

Segundo ele, terá reuniões com seu homólogo anfitrião, Luiz Inácio Lula da Silva, como parte do processo de adesão ao Mercosul, cujos países membros do bloco estão interessados em na posição estratégica do Panamá, e esclareceu que não se busca assinar nenhum tratado de livre comércio, como alguns afirmam.

“Lula é o padrinho do Panamá no processo de adesão ao Mercosul”, destacou.

Na semana passada, em sua tradicional coletiva de imprensa, o chefe de Estado precisou que convidou para essa viagem o presidente da Assembleia Nacional (parlamento), Jorge Herrera, e os titulares das comissões de Relações Internacionais, Walkiria Chandler, e de Assuntos Agrícolas, Orlando Carrasquilla.

Nesse sentido, disse ele, a estadia servirá para esclarecer dúvidas e explicar as funções desse bloco para o Panamá, a fim de evitar especulações e declarações falsas sobre o assunto.

A visita ao Brasil incluirá também um encontro com os proprietários da empresa bananeira Chiquita, como parte dos esforços envidados pelo Executivo para a retomada dessa atividade no país, depois que a transnacional encerrou sua produção meses atrás devido a uma greve sindical.

Muito antes, em julho passado, Mulino indicou que empresários privados o acompanhariam nessa visita para apresentar as exportações locais ao mercado do gigante sul-americano.

Ele indicou então que esse compromisso foi acordado em uma reunião realizada em Buenos Aires, Argentina, com seu homólogo brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, durante a LXVI Cúpula do Mercosul, bloco ao qual o Panamá aderiu como Estado associado.

Mulino disse que sua comitiva seria formada por empresários de diversas áreas, como logística, comércio, bancos e agricultura, entre outras.

Ele também precisou que Lula da Silva visitará o país do canal em janeiro de 2026, convidado como orador principal no Fórum Econômico da América Latina, que é organizado todos os anos em janeiro neste país.

mem/ga/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa