Terça-feira, Setembro 02, 2025
NOTÍCIA

Cuba pronta para o início do ano letivo 2025-2026

Havana, 27 ago (Prensa Latina) As medidas e ações desenvolvidas desde julho garantem o início do próximo ano letivo em Cuba hoje mesmo, se necessário, conforme declarou em uma aparição pública a ministra da Educação, Naima Trujillo.

No programa Mesa Redonda, Trujillo referiu detalhes do processo de preparação do período letivo 2025-2026, que começa no próximo dia 1º de setembro, juntamente com autoridades de outros ministérios.

Sua explicação, e a do restante dos funcionários, tratou sobre a garantia do ensino desde a pré-escola até o ensino médio e resumiu uma viagem realizada pelo país, precisamente para avaliar esse processo.

Durante o programa de televisão, foi divulgado que o déficit de professores diminuiu em relação aos anos anteriores e foi destacada a restauração de cerca de 300 mil centros educacionais.

A ministra também destacou o “entusiasmo e compromisso para enfrentar o novo ciclo” em todo o país, no qual, segundo suas palavras, será aplicado o terceiro programa de aperfeiçoamento.

Isso consiste, comentou ela, em simplificar a transformação curricular dos alunos do terceiro, sexto, nono e 12º anos por meio de ferramentas didáticas.

Considerou igualmente importante “a publicação oficial do Código da Infância, Adolescência e Juventude no próximo dia 28 de janeiro, que contribuirá para o crescimento dos educandos na sociedade”.

O ato central pelo início do ano letivo, disse ela, será no centro de formação pedagógica Tania La Guerrilla, fundado pelo Comandante em Chefe Fidel Castro Ruz (líder da Revolução cubana), na província ocidental de Pinar del Río.

Nesta quarta-feira, a ministra da Educação voltará a participar da Mesa Redonda, para ampliar o tema e também responder às perguntas da população.

mem/raj/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa