Domingo, Agosto 31, 2025
NOTÍCIA

Cirurgia inéditas gera marco no serviço de saúde pública do Uruguai

Montevidéu, 27 de ago (Prensa Latina) A saúde pública uruguaia marcou hoje um marco com a intervenção cirúrgica de alta complexidade realizada no Hospital Maciel, nesta capital, que incluiu a remoção de um tumor e a colocação de uma prótese 3D.

A operação foi realizada em uma mulher de 26 anos pelo Centro de Referência em Cirurgia Torácica do Hospital Maciel, que atende pacientes de todo o país.

O jornal El Observador divulgou a notícia e a considerou um avanço cirúrgico e tecnológico, marcando um importante passo no atendimento aos usuários da Administração Estatal de Serviços de Saúde (ASSE).

A paciente foi diagnosticada com sarcoma de Ewing, um tumor raro e agressivo que havia invadido sua parede torácica.

O tratamento começou um ano antes, com radioterapia e quimioterapia para reduzir o volume do tumor, permitindo sua remoção, a localização do tumor exigiu a remoção do pulmão direito, bem como de músculos e costelas da parede torácica, um desafio médico e cirúrgico altamente complexo que visava prevenir a recorrência do tumor.

A reconstrução da área afetada foi possível com o uso de uma prótese 3D de titânio, projetada sob medida para a paciente.

Essa prótese foi fabricada na Argentina e seu design digital foi adaptado à anatomia exata da paciente.

A prótese tem a capacidade de proporcionar estabilidade, proteger órgãos vitais e promover melhor recuperação respiratória.

Além disso, um sistema de barras e malhas personalizadas foi utilizado para fixar a prótese no lugar. O custo dessa peça foi coberto pelo Hospital Maciel, informou a fonte.

ro/ool / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa