Ao chegar ao Aeroporto Internacional de Bole no dia anterior, Márquez e a delegação que a acompanhava foram recebidos pelos ministros de Estado das Relações Exteriores, Berhanu Tsegaye, e da Saúde, Mekdes Daba, informou a Ethiopia News Agency.
Durante sua estada, espera-se que ela mantenha conversações com altos funcionários do governo etíope.
Esta é a terceira visita oficial da atual administração colombiana aos países africanos com o objetivo de fortalecer e expandir as relações diplomáticas, econômicas, educacionais, políticas, culturais e de cooperação entre a nação neo-ganadense e os estados mencionados, de acordo com a Vice-Presidência da Colômbia.
A delegação sul-americana inclui funcionários do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério do Comércio, da Agricultura, do Meio Ambiente, do Instituto Colombiano de Agricultura, da Agência Presidencial de Cooperação, da Aeronáutica Civil, do Fundo da Mulher Livre e Produtiva, entre outras entidades.
A Colômbia iniciou sua aproximação com a África em 2023 com a intenção de fortalecer e diversificar sua política externa.
Nesse sentido, abriu suas embaixadas no Senegal e na Etiópia, e fortaleceu as relações diplomáticas com África do Sul, Quênia, Gana, Camarões, Moçambique, Madagascar, República Democrática do Congo e Nigéria.
lam/nmr/bm