Domingo, Agosto 31, 2025
NOTÍCIA

Vice-presidente da Colômbia fará turnê por países africanos

Bogotá, 26 ago (Prensa Latina) A vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez, iniciou hoje uma viagem pelo continente africano, a terceira visita oficial do atual governo a países dessa região.

A vice-presidenta estará na Etiópia, Moçambique, Madagascar e Nigéria, com o objetivo de fortalecer e ampliar as relações diplomáticas, econômicas, educativas, políticas, culturais e de cooperação entre a nação neogranadina e os estados mencionados, segundo informação divulgada na capital.

De acordo com a Vice-Presidência, a delegação que acompanha Márquez é composta por funcionários do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério do Comércio, da Agricultura, do Meio Ambiente, do Instituto Colombiano de Agricultura, da Agência Presidencial de Cooperação, da Aeronáutica Civil, do Fundo da Mulher Livre e Produtiva, entre outras entidades.

A Colômbia iniciou sua aproximação com a África em 2023 com a intenção de fortalecer e diversificar sua política externa.

Para isso, foram abertas embaixadas no Senegal e na Etiópia, e as relações diplomáticas foram fortalecidas com a África do Sul, Quênia, Gana, Camarões, Moçambique, Madagascar, República Democrática do Congo e Nigéria.

Atualmente, a nação neogranadiana tem 20 memorandos de entendimento e acordos de várias entidades governamentais nacionais com o continente africano, incluindo questões importantes de comércio e intercâmbio cultural, educação superior, conectividade, construção da paz e igualdade de gênero.

Um dos objetivos da visita é avançar no fortalecimento e na expansão com outros países africanos, como Moçambique e Madagascar; além disso, promover uma parceria estratégica birregional entre a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), da qual a Colômbia detém a presidência pro tempore, e a União Africana.

Também estão previstas a assinatura de acordos comerciais, culturais e diplomáticos, reuniões com autoridades governamentais e encontros para promover oportunidades de investimento e exportações em setores como a produção agrícola, especialmente café e cacau, alianças com a indústria farmacêutica e energia limpa.

Também serão explorados mecanismos para fortalecer a cooperação dentro da estrutura da Área de Livre Comércio da África, considerada a maior do mundo.

Márquez, que já está na capital etíope, concluirá sua viagem em 1º de setembro.

npg/ifs/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa