Em seu discurso de abertura, o chefe de governo advertiu que as crescentes tensões militares e políticas nos países vizinhos, juntamente com o impacto das pressões econômicas globais, inevitavelmente afetarão o Laos de alguma forma.
O líder também destacou as recentes chuvas fortes, que causaram inundações, deslizamentos de terra e danos graves à infraestrutura, afetando a vida cotidiana e a economia.
Diante desse cenário, Sonexay pediu medidas práticas para reduzir o impacto sobre a população, os funcionários públicos e o processo de desenvolvimento nacional, e solicitou uma opinião franca e realista sobre cada item da pauta.
A reunião, que acontece na segunda e terça-feira, inclui vice-primeiros-ministros, membros do gabinete, representantes ministeriais, agências governamentais e líderes provinciais conectados por videoconferência de Vientiane.
Entre as questões discutidas estão a preparação do ano acadêmico de 2025-2026, mudanças nos títulos dos cargos universitários e a designação de professores voluntários para cargos no setor militar.
mem/nvo/liz/bm