“Em apenas cinco meses, começamos a transformar a realidade” dos uruguaios, disse ele por ocasião da comemoração aqui do Dia do Comitê de Base da Frente.
Ele se referiu a uma dúzia de decisões da atual administração, como o diálogo sobre a seguridade social e a implementação de medidas econômicas para favorecer as áreas de fronteira diante do diferencial de taxa de câmbio com o Brasil e a Argentina.
“Estamos cumprindo o programa”, assegurou Pereira, e considerou uma vitória o cancelamento do projeto Neptuno pelo atual governo, que em matéria hidráulica dará ao país garantias sobre o fornecimento de água potável.
Pereira destacou o aumento anunciado de 3% para as pensões mínimas, bem como a priorização dos salários submersos nas diretrizes salariais elaboradas pelo poder executivo.
Suas declarações foram feitas menos de uma semana antes de o Executivo enviar a proposta orçamentária quinzenal ao Parlamento.
Fernando Pereira disse que, embora haja restrições orçamentárias, haverá prioridades para lidar com a pobreza infantil, a saúde mental e as circunstâncias vulneráveis.
Ele anunciou que as autoridades governamentais, os legisladores e os líderes da FA viajarão pelo país para “defender o conjunto de políticas que a Frente Ampla terá refletido em seu orçamento”.
mem/ool/bm