Recebido pelo vice-primeiro-ministro Le Thanh Long, Piukala apreciou a visão dos líderes vietnamitas no desenvolvimento de um plano com um roteiro para reduzir gradualmente a carga de custos médicos sobre a população, a fim de avançar para a hospitalização gratuita para todos até 2030-2035.
Ele também saudou a aprovação pela Assembleia Nacional (Parlamento) da Lei de Alteração do Imposto Especial sobre o Consumo, que aumenta as taxas de impostos sobre álcool, cerveja, tabaco e refrigerantes com alto teor de açúcar, além de proibir os cigarros eletrônicos.
Segundo ele, de acordo com o site do Ministério da Saúde do Vietnã, essa decisão é importante para proteger a saúde dos adolescentes.
O diretor-geral da OMS também destacou que a entrega do Prêmio do Dia Mundial sem Tabaco ao ministro da Saúde do Vietnã, Dao Hong Lan, no dia anterior, demonstra o compromisso da nação indochinesa nessa área.
Thang Long, por sua vez, enfatizou que a decisão de oferecer hospitalização gratuita e check-ups médicos regulares para os cidadãos demonstra a determinação do Partido Comunista (PCV) e do governo vietnamita em melhorar a qualidade de vida da população.
Referindo-se à posição do PCV e do Estado vietnamita em relação à saúde, ele disse que ela é muito clara e consistente.
“A assistência médica é uma tarefa comum de todo o sistema político. Será dada mais atenção à prevenção de doenças, não esperando que elas sejam tratadas, mas melhorando a saúde da população e reduzindo o número de hospitalizações”, explicou.
O vice-chefe de governo agradeceu à OMS por seu apoio ao Vietnã, incluindo seus comentários e conselhos sobre o processo de formulação de políticas de saúde, bem como sobre muitos programas e projetos específicos.
Em sua reunião com Piukala ontem, a Ministra da Saúde do Vietnã, Dao Hong Lan, reiterou que o controle de doenças é um objetivo prioritário do governo e destacou a promulgação de três leis importantes este ano: a Lei de Exame e Tratamento Médico, a Lei de Seguro de Saúde e a Lei de Farmácia.
lam/mpm/bm