Sábado, Agosto 30, 2025
NOTÍCIA

Críticas ao plano econômico do candidato Kast no Chile

Santiago, Chile, 26 de agosto (Prensa Latina) Especialistas, políticos e autoridades criticaram hoje as propostas econômicas apresentadas por José Antonio Kast, o candidato de extrema direita à presidência do Chile nas eleições de 16 de novembro.

A carta do Partido Republicano propõe, entre outras medidas, cortar os gastos públicos em 6 bilhões de dólares ao longo de 18 meses, reduzir impostos sobre grandes empresas e empresas e modificar a reforma da previdência aprovada durante o atual governo.

Gonzalo Martner, doutor em Economia e professor da Universidade de Santiago, alertou que a contração do orçamento do Estado terá um impacto negativo em setores como saúde, educação e previdência dos trabalhadores.

Ele também rejeitou a ideia de que programas dessa natureza levarão ao crescimento da economia nacional.

Isso acontece, disse ele, quando mais capital é adicionado e o número de trabalhadores qualificados aumenta, e é um processo de longo prazo que não pode ser alcançado com apenas algumas medidas.

Os gastos públicos representam cerca de um quarto do funcionamento da economia, então, se eu reduzir essa proporção, como vou crescer?, acrescentou o especialista.

Além disso, o candidato de extrema direita planeja reduzir os impostos para o setor mais rico de 27% para 23%, o que representa uma redução na receita do Tesouro de mais dois bilhões de dólares por ano.

Outra proposta é eliminar o chamado empréstimo solidário de pessoas físicas ao Estado, estabelecido na reforma da previdência, que permite maiores valores de saque para aposentados.

Sem essa contribuição, as pensões, aumentadas para 400.000 pesos por mês (cerca de US$ 416), cairão para menos de 300.000 pesos (US$ 312).

A Ministra da Mulher, Antonia Orellana, lembrou que a reforma da previdência foi resultado de diálogo e trabalho colaborativo para garantir que ninguém fique abaixo da linha da pobreza na velhice.

Marco Enríquez-Ominami, candidato independente ao Palácio de La Moneda, afirmou que o programa de Kast “não é uma força de mudança, mas sim uma força de engano”.

Por sua vez, o deputado da Frente Ampla, Andrés Giordano, afirmou que o político republicano quer reduzir as aposentadorias, eliminando as contribuições para a Previdência Social e favorecendo empreendedores que ganham muito dinheiro.

arc/car/eam/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa