Representando o Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (ICAIC), a cineasta também abordou a distribuição de obras de cineastas caribenhos no encontro.
“Este tema dos filmes deve fazer parte da agenda da CARICOM porque nossas imagens e nossas histórias são parte do processo que garante nossa independência”, afirmou Gloria Rolando em mensagem divulgada na terça-feira pelo presidente do ICAIC, Alexis Triana.
Segundo a publicação, o filme Reembarque – Haymans Market será exibido no Carifesta 2025 em 27 de agosto, enquanto Diálogo com Minha Avó será exibido em 29 de agosto no Teatro Warner Walcott da UWI EBCCI.
Um grupo de artistas representará Cuba no festival Carifesta, que acontece em Barbados até 31 de agosto sob o tema “Raízes Caribenhas, Excelência Global”.
Entre os convidados cubanos estão a vice-ministra da Cultura, Lizette Martínez; a poeta e vencedora do Prêmio Nacional de Literatura de 2001, Nancy Morejón; o diretor do Museu Nacional de Belas Artes, Jorge Fernández; e a especialista da Casa de las Américas, Amanda Sánchez.
arc/amr/glmv