Sábado, Agosto 30, 2025
NOTÍCIA

200.000 medicamentos ilegais apreendidos este ano na Costa Rica

San José, 26 de agosto (Prensa Latina) As autoridades costarriquenhas apreenderam aproximadamente 200.000 medicamentos até agora neste ano, a maioria antibióticos vendidos ilegalmente e colocando em risco a vida dos pacientes, informou um comunicado oficial hoje.

O Ministério da Saúde alertou que só permite a dispensação de medicamentos antimicrobianos (antibióticos ou antivirais) por meio de receitas digitais no país, e estes podem ser usados ​​exclusivamente em farmácias autorizadas, acrescentou o comunicado.

Os funcionários das farmácias também devem garantir a autenticidade, a segurança e a qualidade para contribuir para um melhor controle sobre seu uso adequado e proteger a segurança física de todos.

O Ministério da Saúde também alertou que a resistência antimicrobiana afeta um grande número de pessoas em todo o mundo porque as bactérias aprendem a se defender contra os antibióticos e deixam de ter efeitos curativos. Isso é agravado pela automedicação com antibióticos ilegais.

Especialistas do ministério observaram que aproximadamente cinco milhões de pessoas morreram em todo o mundo em 2021 devido a infecções resistentes a antibióticos.

Por sua vez, a Vice-Presidente e Ministra da Saúde do país, Dra. Mary Munive, apelou à população para que abandone a automedicação e a obtenção de medicamentos sem receita médica.

“Se os medicamentos deixarem de funcionar”, alertou, “doenças que hoje são facilmente curadas podem se tornar incuráveis ​​e, portanto, fatais.”

arc/apb/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa