Sexta-feira, Setembro 12, 2025
NOTÍCIA

Rússia testa novo medicamento contra doença hematológica

Moscou, 25 ago (Prensa Latina) Cientistas da Universidade de São Petersburgo, na Rússia, informaram hoje que concluíram a terceira fase de testes de um biossimilar do medicamento romiplostim para o tratamento da trombocitopenia imune (PTI).

De acordo com o anúncio, os pacientes poderão receber o medicamento desenvolvido em conjunto com a Geropharm Laboratories, assim que os testes clínicos do novo medicamento forem concluídos.

A trombocitopenia imune é uma doença rara na qual o sistema imunológico destrói as plaquetas, levando ao aumento do sangramento. Muitos pacientes precisam de terapia de longo prazo.

O biossimilar GP40141 desenvolvido pela Geropharm é um análogo do medicamento Nplate original, mas deve ser mais econômico.

O estudo conduzido por especialistas russos incluiu 136 pacientes de 16 centros médicos do país. Após a décima semana de tratamento, uma resposta positiva (níveis normais de plaquetas) foi obtida em 78% dos pacientes do grupo biossimilar e em 85% do grupo original.

Não foram observadas diferenças significativas de eficácia ou segurança entre os medicamentos. O romiplostim biossimilar russo demonstrou eficácia e segurança na fase final dos estudos clínicos.

O medicamento agora está certificado para registro e os pacientes poderão recebê-lo por meio do programa estatal. A Geropharm continua estudando os efeitos de longo prazo do tratamento.

mem/gfa/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa