Ambas as instituições discutiram questões prioritárias para garantir a inclusão de crianças e adolescentes com deficiência nas atividades escolares regulares, no contexto do início do ano letivo nesta segunda-feira.
Entre as deficiências, os representantes do CONADIS citaram o transporte escolar adaptado, os auxiliares de apoio em sala de aula, a escassez de professores capacitados em integração estudantil e a superlotação nas escolas.
O presidente do CONADIS, Benny Metz, expressou preocupação em garantir que as instituições de ensino cumpram os padrões de acessibilidade e destacou os avanços alcançados nos grupos de trabalho interinstitucionais.
Nesse sentido, ele informou que estão sendo alcançados rápidos progressos na elaboração do Plano Nacional para a Deficiência, que garantirá a plena participação e o respeito aos direitos dessas pessoas em todas as esferas da vida nacional.
Por sua vez, o Diretor Executivo do Conadis, Alexis Alcántara, enfatizou que a educação é um direito fundamental de todos os alunos, sem distinção.
Alcántara reafirmou que continuarão a promover projetos e planos voltados para o fortalecimento da inclusão educacional no sistema escolar dominicano.
Concordaram em manter comunicação contínua, e o Conadis se comprometeu a realizar oficinas de conscientização para diretores de escolas públicas.
rc/mpv/glmv