Sexta-feira, Setembro 12, 2025
NOTÍCIA

Presidente sul-coreano Lee conclui visita oficial ao Japão

Tóquio, 24 ago (Prensa Latina) O presidente sul-coreano Lee Jae-myung concluiu sua visita ao Japão hoje após se reunir com vários legisladores japoneses para discutir possíveis maneiras de impulsionar as relações bilaterais.

Entre os parlamentares com quem ele se encontrou estava o ex-primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga, que liderou o Partido Liberal Democrático (LDP) de 2020 a 2021. Lee conversou com Suga e outros membros da União Parlamentar Japão-Coreia do Sul, que comemoraram a decisão de escolher a Coreia do Sul como seu primeiro destino para uma cúpula bilateral desde que assumiu o cargo em junho.

De acordo com o porta-voz presidencial sul-coreano, Kang Yu-jung, os legisladores endossaram as diretrizes emitidas no dia anterior pelo primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, para o desenvolvimento estável e voltado para o futuro das relações bilaterais e se comprometeram a trabalhar para atingir esse objetivo.

Além disso, o líder sul-coreano se reuniu separadamente com uma delegação liderada por Yoshihiko Noda, líder do Partido Democrático Constitucional, com quem discutiu maneiras de desenvolver ainda mais as relações bilaterais por meio de intercâmbios parlamentares.

Durante a visita oficial de dois dias à capital, Lee e Ishiba trocaram opiniões e concordaram em estabelecer uma estrutura de consulta para encontrar soluções para problemas sociais e econômicos comuns, como queda nas taxas de natalidade e medidas de assistência a desastres.

Em 2025, ambos os países comemoram o 60º aniversário da normalização das relações diplomáticas e, pela primeira vez em 17 anos, emitiram um comunicado de imprensa conjunto sobre os resultados da cúpula entre seus dignitários.

Após as conversas com Ishiba, Lee enfatizou que a Coreia do Sul e o Japão são vizinhos e parceiros inseparáveis que devem cooperar estreitamente pela paz e prosperidade.

Na reunião de ontem, os líderes discutiram a possibilidade de fortalecer os laços econômicos e as trocas entre pessoas.

As partes também concordaram em permitir que seus respectivos cidadãos obtenham vistos de férias-trabalho mais de uma vez.

Falando sobre Ishiba, Lee o chamou de “amigo próximo” e o Japão de “parceiro mais adequado” para abordar questões urgentes.

Daqui, o dignitário sul-coreano partiu neste domingo para os Estados Unidos, onde planeja se encontrar com o presidente Donald Trump.

mem/msm/hb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa