A sua visita a Luanda inclui uma recepção com honras militares amanhã no Palácio Presidencial em Cidade Alta, após a qual ambas as partes manterão conversações oficiais, anunciou o Ministério das Relações Exteriores de Angola.
Espera-se que a visita contribua para o fortalecimento das relações entre os dois países em diversas áreas, que têm crescido substancialmente nos últimos anos com o objetivo de promover a prosperidade de ambas as nações e povos.
Os EAU e Angola mantêm relações diplomáticas desde 1997, período em que assinaram diversos acordos bilaterais, como os relacionados com a prevenção da dupla tributação no imposto sobre o rendimento e a evasão fiscal, e com a promoção e proteção de investimentos mútuos. Existem também acordos de cooperação no setor da aviação, que mantêm laços econômicos e investimentos em setores como energia, tecnologia e logística marítima, além de oportunidades de expansão em outras áreas, especialmente segurança alimentar e agricultura.
De acordo com a WAM, o comércio não petrolífero entre os Emirados Árabes Unidos e Angola atingirá US$ 2,2 bilhões até 2024, representando um crescimento de 36,3% em relação a 2019.
Ambas as partes assinaram diversas cartas de intenções e memorandos de entendimento nos últimos anos, abrindo espaço para ações conjuntas em busca do desenvolvimento.
oda/kmg/glmv