Sexta-feira, Setembro 12, 2025
NOTÍCIA

La Colmenita homenageia o homem da Era de Ouro do Vietnã

Hanói, 24 ago (Prensa Latina) Integrantes da companhia de teatro infantil La Colmenita prestaram hoje homenagem ao Herói Nacional Cubano, José Martí, no busto erguido no parque central Tao Dan, nesta capital.

Assim, o grupo de teatro, fundado há três décadas, iniciou seu programa de atividades no Vietnã, terra distante que o autor de A Idade de Ouro deu a conhecer às crianças cubanas através das páginas desta revista com seu conto “Um Passeio pela Terra dos Annamitas”.

Ali, Martí destacou o heroísmo desse povo, que “sempre esteve se defendendo” daqueles que tentaram conquistá-lo, sabendo que “a liberdade de um povo pequeno é mais necessária ao mundo do que o poder de um rei ambicioso e as mentiras dos sacerdotes que servem ao rei por seu dinheiro”.

E os apicultores aprenderam um pouco mais sobre essa coragem duradoura hoje, quando visitaram o novo Museu de História Militar do Vietnã, inaugurado em novembro do ano passado, onde puderam desfrutar de experiências interativas e imersivas sobre a luta heróica do Exército Popular pela independência e reunificação nacional.

O complexo, que cobre mais de 386.000 metros quadrados, abriga cerca de 150.000 objetos, incluindo quatro tesouros nacionais, entre eles a aeronave MiG-21 número 4324 com 14 estrelas no nariz, simbolizando suas 14 vitórias aéreas contra os estadunidenses.

Também o tanque T-54B número 843, que cruzou o portão do Palácio da Independência, na então cidade de Saigon, em 30 de abril de 1975, selando a vitória final sobre o Exército dos Estados Unidos e o governo fantoche do Vietnã do Sul, e abrindo caminho para a reunificação do país.

Além disso, de acordo com a página do Facebook da Embaixada de Cuba aqui, eles compartilharam com centenas de cubanos que visitaram as instalações a alegria causada pela recente celebração do 80º aniversário da triunfante Revolução de Agosto e do Dia Nacional.

La Colmenita, cuja primeira visita ao Vietnã ocorreu em 2014, chegou aqui no dia anterior para fazer duas apresentações no contexto do Ano da Amizade Vietnã-Cuba e do sexagésimo quinto aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.

Na próxima terça-feira, eles subirão ao palco do Teatro Ho Guom, nesta capital, onde apresentarão “Cinderela… Segundo os Beatles”, uma releitura do clássico conto de fadas acompanhado das canções imortais do lendário grupo britânico, que estreou em 2007.

A segunda e última apresentação será no dia 28 de agosto na Escola Primária Vietnã-Cuba, no distrito de Ba Dinh, em Hanói, onde uma exposição de pintura e fotografia sobre o relacionamento especial e a solidariedade entre os povos de ambos os países foi inaugurada na última quarta-feira.

Fundada por seu atual diretor, Carlos Alberto Cremata, em 14 de fevereiro de 1990, La Colmenita levou sua mensagem de paz a palcos em mais de 25 países. Possui a mais alta distinção cultural conferida em Cuba: a Medalha Félix Varela, Primeira Classe. Em outubro de 2007, foi designada Embaixadora da Boa Vontade da UNICEF.

oda/mpm/hb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa