A abertura do local, que começou a ser construído em 2022 e cobre uma área de mais de três mil metros quadrados, é um marco importante que marca os esforços incansáveis feitos na última década por especialistas e pesquisadores do Centro Espacial do Vietnã e da Academia de Ciência e Tecnologia, disse o diário Hanoi Moi.
De acordo com o representante do Centro Espacial do Vietnã, a publicação acrescentou que “o Museu Espacial do Vietnã não é apenas uma obra arquitetônica moderna, mas também a materialização da inteligência, criatividade e aspiração do povo vietnamita de alcançar as estrelas”. O novo espaço abrangente de ciência e tecnologia espacial, com espaços de exposição internos e externos, permitirá que os visitantes viajem no tempo para aprender sobre a origem do universo e explorar as tecnologias avançadas de hoje.
Enquanto o espaço externo apresenta modelos de planetas do sistema solar e um relógio de sol exclusivo, a área interna consiste em dois andares, no primeiro dos quais os visitantes podem realizar experimentos científicos básicos sobre luz, som e leis da gravidade de Newton e aprender sobre planetas, estrelas, galáxias e o sistema solar.
O primeiro andar consiste em duas áreas. A área de exposição de tecnologia espacial exibe modelos do satélite LOTUSat-1 e outros satélites desenvolvidos pelo Vietnã, modelos de foguetes de vários países e um modelo da Estação Espacial Internacional (ISS).
A área de aplicações de tecnologia espacial, por sua vez, apresenta as contribuições da ciência e tecnologia espacial para a vida cotidiana, desde a previsão do tempo até as comunicações e aplicações de posicionamento global.
De acordo com o jornal de Hannover, um ponto de interesse especial para os visitantes é a área da Torre Astronômica, que possui um moderno telescópio refletor óptico com um diâmetro de 500 mm que permite uma visão clara do céu.
Outra área interessante é a sala de projeção abobadada em forma de espaço, equipada com um sistema de seis projetores de alta resolução e capacidade para 100 pessoas.
“A cúpula curva cria uma sensação de profundidade semelhante a um efeito 3D, recriando imagens realistas do céu e das estrelas e dando aos espectadores a experiência de voar no espaço”, observou ele.
O museu também mostra a profunda conexão entre a cultura e a história da nação indochinesa e o espaço por meio de antigos mapas estelares vietnamitas, exibições interativas que simulam a face do tambor de bronze, simbolizando a visão de mundo vietnamita e expressando o desejo de conquistar o espaço e o universo.
mem/mpm/bm