Quinta-feira, Agosto 21, 2025
NOTÍCIA

Serviço de Segurança russo prende suspeito de terrorismo em Udmúrtia

Moscou, 21 ago (Prensa Latina) O Serviço Federal de Segurança (FSB) anunciou hoje a detenção na República de Udmúrtia de um partidário de uma organização terrorista que tinha a intenção de incendiar um trem. Segundo o FSB, o homem de um país da Ásia Central, que também justificou o ataque à sala de concertos Crocus City Hall de Moscou, foi detido quando se preparava para incendiar um trem.

“Como resultado das medidas tomadas, um cidadão de um dos países da região da Ásia Central que estava preparando um ataque terrorista foi preso na cidade de Glazov”, disse o FSB em um comunicado.

O detido foi apreendido com componentes para a fabricação de dispositivos incendiários caseiros, um telefone celular com instruções, um mapa da localização de alvos na área do ataque planejado, bem como conversas no Telegram com membros de organizações terroristas internacionais.

O Departamento de Investigação do FSB para a República da Udmúrtia iniciou um processo criminal por preparação para um ato terrorista e convocações públicas para atividades terroristas, justificativa pública do terrorismo ou propaganda do terrorismo pela internet. O suspeito foi levado sob custódia.

O FSB mais uma vez chama a atenção dos cidadãos para o fato de que os criminosos não estão diminuindo sua atividade de busca no espaço da internet, nas redes sociais e nos serviços de mensagens Telegram e WhatsApp por possíveis autores de ataques e sabotagem com o objetivo de desestabilizar a situação em nosso país”, concluiu a agência.

npg/gfa/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa