“Estamos justamente orgulhosos dos nomes dos destacados fundadores do projeto nuclear, de muitas gerações de talentosos cientistas, engenheiros e especialistas”, escreveu Putin em uma mensagem publicada no site oficial do Kremlin nesta quinta-feira.
Graças ao seu profissionalismo e trabalho dedicado nos últimos anos, centenas de novas empresas, institutos científicos e escritórios de design foram criados, um complexo científico e industrial unificado foi construído e um escudo nuclear confiável da pátria foi formado, diz a carta do chefe de estado russo.
Putin também expressou sua confiança de que os especialistas russos em energia nuclear continuarão a fortalecer a cooperação internacional no setor e a aumentar a pesquisa fundamental e aplicada.
“A criação da indústria nuclear em 1945 foi um evento grandioso e verdadeiramente memorável, um triunfo do progresso científico e tecnológico, que determinou em grande parte o desenvolvimento da economia nacional, da energia, da saúde, da indústria de defesa, contribuiu para garantir a segurança nacional e alcançar a paridade estratégica”, disse ele.
De acordo com o líder russo, hoje a indústria nuclear representa corretamente o poder tecnológico da Rússia e a equipe da Corporação Estatal Russa de Energia Atômica (Rosatom) mantém e multiplica as tradições criativas de seus antecessores.
“Vocês estão resolvendo com eficácia as tarefas destinadas a introduzir tecnologias de ponta em setores-chave da economia, implementar projetos de infraestrutura, modernizar a frota de quebra-gelos nucleares e fazer uma contribuição significativa para a exploração do espaço sideral”, concluiu.
npg/gfa/bm