No Centro de Eventos Infinia, na Cidade da Guatemala, localizado no prédio da Agência de Exportadores local, o evento promoverá o diálogo e a discussão sobre os desafios e oportunidades para alcançar um setor sustentável.
Intitulado “Circularidade, Inovação e Ação Empresarial”, o evento reunirá autoridades, organizações não governamentais, empreendedores e estudantes ligados a um setor que contribuiu com 4% do total das exportações do país em 2024.
Eles abordarão o papel do plástico no país, como sua gestão adequada pode gerar mais valor e a importância da classificação e separação de resíduos na fonte como base para um sistema de reciclagem mais eficiente e funcional.
Além disso, refletirão sobre exemplos reais de empresas que já implementam modelos de economia circular e inovações tecnológicas que lhes permitem transformar resíduos em produtos com valor agregado.
Eles compartilharão ferramentas para validar se os materiais são biodegradáveis e iniciativas que conseguiram reduzir seu impacto ambiental, atendendo a padrões mais rigorosos.
Os organizadores anunciaram a presença de mais de 600 pessoas, exposição de produtos em 24 estandes, conferências técnicas, debates e experiências interativas.
“Se continuarmos transformando este material em uma oportunidade, nossas vendas externas aumentarão a cada ano”, afirmou Olga Orellana, presidente da Comissão de Plásticos da Agência de Exportadores da Guatemala.
“Como setor, estamos trabalhando ativamente com autoridades, outras indústrias, academia, recicladores de base e organizações não governamentais, buscando sinergias e colaboração para avançar em direção à circularidade”, enfatizou.
No ano passado, a indústria do plástico gerou US$ 593 milhões para a terra do quetzal, representando um aumento de US$ 84 milhões em relação a 2023.
De acordo com especialistas, a transformação para práticas sustentáveis rendeu dividendos significativos em países como Alemanha, Holanda e Coreia do Sul.
npg/znc / fav