Quinta-feira, Agosto 21, 2025
NOTÍCIA

Alemanha aprofunda investigação sobre gasoduto

Berlim, 21 ago (Prensa Latina) A justiça alemã considerou hoje necessário investigar exaustivamente a sabotagem dos gasodutos Nord Stream, após a prisão de um cidadão ucraniano supostamente envolvido. A ministra da Justiça alemã, Stephanie Hubig, disse ao jornal Zeitung Morgen que as explosões no gasoduto devem ser esclarecidas, inclusive por meio de processos criminais.

Ela descreveu a prisão de um cidadão ucraniano na Itália, identificado como Sergey K., como um sucesso pela Procuradoria-Geral de seu país.

A suspeita é de que ele pertença a um grupo que plantou os artefatos explosivos perto da ilha de Bornholm em setembro de 2022.

De acordo com a acusação, o detido atuou como um dos coordenadores da operação, que utilizou um veleiro fretado em Rostock com documentos falsos.

Especialistas acreditam que o caso destaca a complexidade do ataque contra infraestruturas energéticas estratégicas.

Esses analistas enfatizam que a investigação deve determinar os motivos e o escopo do plano, além dos autores diretos.

A Rússia mantém sua posição de que a sabotagem foi apoiada pelos Estados Unidos, como afirmou o Ministro das Relações Exteriores Sergei Lavrov.

O Ministério Público russo abriu um processo por terrorismo internacional após os eventos, que danificaram três oleodutos Nord Stream e Nord Stream 2.

mem/amp/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa