O chefe da diplomacia do gigante asiático foi recebido pelo primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, reuniu-se com seu homólogo indiano e copresidiu a 24ª Reunião de Representantes Especiais sobre o tema fronteiriço.
De acordo com a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Mao Ning, os dois lados concordaram em reviver os mecanismos de diálogo em várias áreas, aprofundar a cooperação mutuamente benéfica, fortalecer o multilateralismo e se opor ao unilateralismo e à hegemonia.
De acordo com a porta-voz, a China e a Índia também concordaram sobre a necessidade de enfrentar conjuntamente os desafios globais.
Em relação às questões de fronteira, eles chegaram a um novo consenso sobre a gestão normalizada da área de fronteira, a preservação da paz e da tranquilidade na região e o tratamento adequado de questões sensíveis.
Eles também concordaram em iniciar negociações de delimitação em setores onde as condições permitirem.
Durante sua visita, Wang Yi observou que a recente melhoria nas relações bilaterais estava no espírito da reunião entre os líderes Xi Jinping e Modi em Kazan, em outubro do ano passado, que marcou o renascimento do diálogo.
Ele advertiu, no entanto, que esse processo de recuperação é frágil e precisa ser alimentado, mas que ambos os países, como grandes vizinhos e nações em desenvolvimento, compartilham interesses amplos e devem agir com confiança e apoio mútuo.
Anteriormente, as autoridades indianas disseram que Nova Delhi e Beijing são parceiros, não adversários, e que manter um relacionamento estável, cooperativo e voltado para o futuro é do interesse de ambas as nações.
mem/idm/bm