Quarta-feira, Agosto 20, 2025
NOTÍCIA

Campanha eleitoral em andamento em Uganda

Kampala, 20 ago (Prensa Latina) Os primeiros passos já estão sendo dados na campanha presidencial de Uganda para as próximas eleições que serão realizadas em janeiro de 2026, informou hoje a mídia local. O presidente Yoweri Museveni foi renomeado como candidato do governante Movimento de Resistência Nacional (MRN) e sua biografia e retrato oficial de campanha já foram apresentados por altas figuras do partido.

Outros partidos de oposição, como o National Unity Platform (NUP), com o advogado e professor universitário David Lewis Rubongoya e Joel Besekezi Ssenyonym, líder da oposição no parlamento, também iniciaram suas atividades de propaganda.

O slogan do NUP é “New Uganda Now” (Nova Uganda agora), com promessas de reformas democráticas e vigilância contra a interferência eleitoral.

Por sua vez, Museveni promete continuidade, estabilidade e desenvolvimento, em oposição à proposta da oposição de uma nova era no cenário político de Uganda.

Assim, ele buscará um sétimo mandato que o aproximaria de cinco décadas no poder no país da África Oriental.

Os observadores políticos observam que, aos 80 anos de idade, seu governo tem se desviado para o autoritarismo, praticamente sem oposição, mesmo dentro do partido governista Movimento de Resistência Nacional.

Seu principal oponente nas últimas eleições foi o popular artista conhecido como Bobi Wine, cujo nome verdadeiro é Kyagulanyi Ssentamu, que também declarou sua candidatura nas eleições programadas para janeiro.

Enquanto isso, um líder histórico da oposição, Kizza Besigye, foi preso desde novembro passado por supostas acusações de traição que, segundo seus advogados, têm motivação política.

Besigye, ex-presidente do partido Forum for Democratic Change, foi durante muitos anos o grupo de oposição mais proeminente de Uganda.

mem/fvt/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa