Terça-feira, Agosto 19, 2025
NOTÍCIA

Primeiro-ministro indiano confirma participação na Cúpula da OCS

Nova Déli, 19 de agosto (Prensa Latina) O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, confirmou hoje que participará da Cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCS), em Tianjin, China, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro.

O primeiro-ministro indiano recebeu do ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, o convite do presidente Xi Jinping, ao qual Modi expressou sua gratidão e confirmou sua aceitação, segundo a Chancelaria.

Durante seu encontro com o ministro das Relações Exteriores chinês, o líder indiano também comemorou o progresso constante e positivo nas relações bilaterais desde seu encontro com o líder chinês em Kazan no ano passado, pautado pelo respeito mútuo, interesse e sensibilidade.

Por sua vez, Wang, também membro do Politburo do Partido Comunista da China, compartilhou com Modi sua avaliação positiva da reunião bilateral com o Ministro das Relações Exteriores, Subrahmanyan Jaishankar, e da 24ª Reunião de Representantes Especiais, que ele copresidiu com o Conselheiro de Segurança Nacional, Ajit Doval, observou a fonte oficial.

O primeiro-ministro indiano enfatizou a importância de manter a paz e a tranquilidade na fronteira e reiterou o compromisso da Índia com uma solução justa, razoável e mutuamente aceitável.

Ele também expressou seu apoio à presidência da China na Organização de Cooperação de Xangai e seu interesse em se reunir com o Presidente Xi Jinping em Tianjin.

O primeiro-ministro indiano enfatizou que relações estáveis, previsíveis e construtivas entre a Índia e a China contribuirão significativamente para a paz e a prosperidade regional e global.

Anteriormente, juntamente com o Conselheiro de Segurança Nacional, Ajit Doval, Wang Yi presidiu a reunião sobre questões de fronteira, que abordou questões como redução da tensão, delimitação e outros assuntos relacionados.

Entre outros aspectos, a parte indiana levantou a questão do terrorismo em todas as suas formas e manifestações, incluindo o terrorismo transfronteiriço, e lembrou que combater esse flagelo é um dos objetivos originais da Organização de Cooperação de Xangai.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores da Índia, e da China as ambas concordaram que essa questão deve receber a mais alta prioridade.

mem/lrd/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa