Terça-feira, Agosto 19, 2025
NOTÍCIA

Exposição reivindica o legado das mulheres nas artes visuais em Cuba

Havana, 19 ago (Prensa Latina) "Traços de mulheres" é o título da exposição que pode ser vista a partir de hoje na sede nacional da Federação de Mulheres Cubanas (FMC), nesta capital, como parte das atividades pelo 65º aniversário da organização.

De acordo com o comunicado de imprensa, a casa da FMC, localizada na Rua Paseo, esquina 13, no bairro de Vedado, em Havana, está exibindo obras das renomadas artistas visuais cubanas Zaida del Río, Flora Fong e Lesbia Vent Dumois – todas as três vencedoras do Prêmio Nacional de Artes Visuais – um tributo que celebra a força, a paixão e o profundo legado dessas figuras.

Em cada traço, cor e formação de suas obras, palpita a história, a memória coletiva e o espírito indomável da mulher cubana, diz o texto.

O texto acrescenta que as criações dessas artistas são ecos vibrantes de resistência e beleza, um diálogo íntimo com a identidade e a cultura, capturados com a habilidade e a sensibilidade que somente uma vida dedicada à arte pode alcançar.

Também patrocinado pelo Ministério da Cultura e pelo Conselho Nacional de Artes Plásticas, “Huellas de mujeres: un canto visual al alma creativa y resistente que habita en Flora, Zaida y Lesbia, maestras de luz y memoria”, é também uma homenagem ao legado da Heroína da República Vilma Espín Guillois, fundadora da FMC.

mem/mml/vnl/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa