Terça-feira, Agosto 19, 2025
NOTÍCIA

Dominicano condenado à prisão preventiva por tráfico de pessoas

Santo Domingo, 19 de agosto (Prensa Latina) O Ministério Público da província dominicana de Montecristi impôs uma pena de três meses de prisão preventiva como medida coercitiva a um cidadão que tentou trazer 79 haitianos sem documentos para o país, informou hoje a Imigração.

A agência afirmou em um comunicado que José Andrés Peralta, motorista de caminhão, violou a Lei 137-03 sobre tráfico de pessoas e contrabando ilícito.

Peralta foi flagrado por agentes de imigração enquanto transportava 40 homens, 30 mulheres e 9 menores que acompanhavam seus pais em uma van Iveco branca.

A juíza Javiera Antonia Gómez considerou a gravidade dos incidentes e ordenou que a medida fosse executada no centro correcional e de reabilitação de Valverde, em Mao (noroeste).

A prisão ocorreu no município de Las Matas, em Santa Cruz, durante uma operação realizada por representantes da DGM (Direção Geral de Imigração e Alfândega).

Os estrangeiros irregulares foram processados de acordo com os protocolos estabelecidos e devolvidos ao seu país de origem, informou a instituição em comunicado.

Em abril passado, o governo Luis Abinader reforçou a política de imigração e, desde então, mais de mil haitianos foram repatriados diariamente pelos portões de controle de fronteira, segundo relatórios da DGM.

rgh/mpv/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa