Terça-feira, Agosto 19, 2025
NOTÍCIA

Cuba condena ameaça militar dos EUA no Caribe, no Sri Lanka

Colombo, 19 ago (Prensa Latina) Meios de comunicação do Sri Lanka destacaram hoje a condenação do ministro cubano de Relações Exteriores, Bruno Rodríguez, à presença de forças navais e aéreas estadunidenses no sul do Caribe.

O jornal Colombo Times e o site da World Peace Company (CPM) Media Private Limited reproduziram a recente publicação do chanceler cubano nas redes sociais, na qual assinala que o destacamento militar estadunidense no Caribe é realizado sob falsos pretextos e responde a uma agenda corrupta do secretário de Estado Marco Rubio.

Rodríguez insistiu que a América Latina e o Caribe devem ser respeitados como uma zona de paz e rejeitou qualquer ação que comprometa a soberania dos países da região.

O governo de Donald Trump enviou mais de quatro mil fuzileiros navais e marinheiros adicionais para as águas que circundam a América Latina e o Caribe sob o pretexto de combater os cartéis de drogas.

De acordo com a CNN, com base em informações de dois oficiais de defesa, essa é uma demonstração drástica de força que dará a Trump uma ampla gama de opções militares caso ele decida agir contra grupos de tráfico de drogas.

Recentemente, a procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, e o Departamento de Estado emitiram acusações falsas contra o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, relacionadas ao tráfico de drogas na região e até ofereceram uma recompensa de US$ 50 milhões para quem tivesse informações sobre o paradeiro do líder venezuelano.

As ações de Washington foram condenadas por governos democráticos, principalmente na América Latina e no Caribe, bem como por grupos de solidariedade em todo o mundo, que as veem como um perigo de invasão da Venezuela.

lam/lrd/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa