Segurança marítima, estabilidade regional e fortalecimento da cooperação bilateral foram os temas centrais das conversas.
Na véspera, o Ministro das Relações Exteriores e Cooperação Internacional e porta-voz do governo do Djibuti, Abdoulkader Houssein Omar, conversou com Gen, que está em visita de cortesia ao país africano.
Ambas as partes também discutiram questões relacionadas à segurança, cooperação técnica e questões estratégicas regionais que confirmam a excelência das relações bilaterais, informou o jornal La Nation.
Durante o encontro, Omar enfatizou a necessidade de fortalecer a colaboração militar e técnica, particularmente nas áreas de treinamento e intercâmbio de conhecimento especializado.
Por sua vez, o Gen expressou sua gratidão pela acolhida e enfatizou a qualidade da parceria bilateral. Reafirmou a determinação do Japão em continuar construindo relações fortes e duradouras com o Djibuti, para o benefício mútuo de ambas as partes e a serviço da paz na região.
Além da segurança marítima, identificaram o desenvolvimento sustentável e a formação de recursos humanos como áreas prioritárias. O Japão, reconhecido por sua expertise tecnológica e apoio ao desenvolvimento, comprometeu-se a continuar seus esforços para auxiliar o país africano na implementação de projetos estruturantes.
Localizado na encruzilhada das rotas marítimas mundiais, o Djibuti desempenha um papel fundamental na segurança internacional, particularmente no combate à pirataria e ao terrorismo, daí a importância da cooperação nesta questão, concluiu o jornal.
Também abriga a única base militar japonesa no exterior.
rc/nmr/glmv