Terça-feira, Agosto 19, 2025
NOTÍCIA

Prazo final para o registro de candidatos no Chile

Santiago do Chile, 18 ago (Prensa Latina) Conforme estipulado pelo Serviço Eleitoral (Servel), hoje é o prazo final para o registro de candidaturas à presidência e ao Congresso Nacional do Chile, com vistas às eleições de novembro próximo.

Nessa corrida, com voto obrigatório, além do chefe do Palácio de La Moneda, serão eleitos todos os membros da Câmara dos Deputados (155) e 23 membros do Senado.

Cinco pactos foram registrados no Servel, incluindo o Unidad por Chile, formado pelos partidos do governo: Frente Amplio, Socialista, Comunista, Por la Democracia, Radical e Liberal, além do Democracia Cristiana.

O Cambio por Chile é formado pelos partidos de extrema direita: Republicano, Libertário Nacional e Social Cristão, este último com tendência evangélica.

Enquanto isso, o Chile grande y unido pertence à direita tradicional e é formado pela Unión Demócrata Independiente, Renovación Nacional e Evópoli, além dos democratas.

A eles se juntam os Verdes, os regionalistas e os humanistas, registrados pela Federación Regionalista Verde Social e pelo Partido Acción Humanista, bem como a Izquierda Ecologista Popular, dos partidos Igualdad e Humanista.

De acordo com a pesquisa Pulso Ciudadano, Jeannette Jara, candidata do pacto Unidade pelo Chile, venceria o primeiro turno das eleições de 16 de novembro com 26,2%.

Em segundo lugar está José Antonio Kast, do Cambio por Chile, com 21,4%, e em terceiro lugar está Evelyn Matthei, do Chile Grande y Unido, com 13,8%.

Mais atrás estão Johannes Kaiser, do Partido Libertário Nacional (7,9), Franco Parisi, do Partido Popular (7,5), e os independentes Marco Enríquez Ominami (2,9), Harold Mayne-Nicholls (1) e Eduardo Artés (0,1).

Até o momento, todas as pesquisas indicam que no segundo turno, em 14 de dezembro, tanto Kast quanto Matthei venceriam Jara.

otf/car/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa