Isso permitiu que milhares de famílias guatemaltecas em áreas de difícil acesso obtivessem eletricidade, enfatizou o presidente em uma coletiva de imprensa intitulada “La Ronda” (A Rodada), no Palácio Nacional da Cultura, sede do Poder Executivo.
Além disso, o chefe de Estado enfatizou que o objetivo é garantir o acesso à energia com a qualidade e a potência necessárias para o desenvolvimento econômico da terra do quetzal.
Discutimos oportunidades conjuntas para o desenvolvimento hidrelétrico e de hidrocarbonetos em nossas áreas de fronteira, sempre com foco principal em energias renováveis, com uma abordagem sustentável que não coloque em risco nossos recursos naturais, acrescentou Arévalo.
Em termos de migração e segurança, trabalhamos sob a premissa de que os desafios mudaram e que esta é uma questão que devemos enfrentar juntos, de forma decisiva e com uma estratégia coordenada, explicou o político de 66 anos.
México e Guatemala trabalharão juntos para proteger aqueles que deixam nossos países, aqueles que transitam por eles e aqueles que retornam, declarou o porta-estandarte do partido Movimiento Semilla no Pátio da Paz.
Nesse sentido, explicou, desenvolveremos um protocolo binacional para o repatriamento de migrantes e implementaremos um programa de ação bilateral temporário que promoverá a migração laboral segura e digna.
Em relação à segurança, o Presidente explicou que vimos os resultados da colaboração estabelecida no combate à ameaça comum do crime organizado transnacional.
Já reativamos o grupo de segurança de alto nível e já foram realizadas reuniões em ambos os países para revisar seus protocolos com o objetivo de ajustar o protocolo tradicional para torná-lo mais operacional e eficaz no combate a ele, enfatizou.
O presidente reiterou a importância desta colaboração, do trabalho coordenado e conjunto no combate ao narcotráfico e outras formas de crime organizado transnacional.
De fato, especificou, ficou acordado que uma reunião do grupo de segurança de alto nível com os chefes de Estado e autoridades locais ocorrerá em outubro próximo e, enquanto isso, os grupos avançarão na definição das medidas operacionais que serão aprovadas.
Ele anunciou que nesta segunda-feira, as autoridades de segurança locais e Belize se reunirão em Belize para fortalecer a coordenação e o trabalho conjunto no enfrentamento dos riscos da criminalidade.
rc/znc/glmv