A convite do assessor de segurança nacional Ajit Doval, o membro do Politburo do Partido Comunista Chinês se reunirá primeiro com seu colega Subrahmanyan Jaishankar e será recebido pelo primeiro-ministro Narendra Modi, de acordo com sua agenda em Nova Delhi.
Além disso, junto com Doval, Wang Yi liderará a 24ª rodada de conversas de representantes especiais sobre a questão da fronteira.
Fontes do Ministério das Relações Exteriores destacaram recentemente as intenções de ambos os lados de reabilitar o comércio bilateral por meio de três passagens de fronteira.
Continuamos a trabalhar com a China para facilitar a retomada do comércio fronteiriço por meio de todos os pontos comerciais designados”, disse o porta-voz oficial do Ministério das Relações Exteriores da Índia, Randhir Jaiswal.
Entre esses pontos, ele mencionou o Passo Lipulekh em Uttarakhand, Shipki La em Himachal Pradesh e Nathu La em Sikkim.
Desde o acordo alcançado em outubro de 2024 para o patrulhamento da fronteira comum, que marcou um grande avanço na restauração das relações bilaterais, a Índia e a China progrediram em seus laços com ações como a retomada da peregrinação Kailash Mansarovar Yatra.
As autoridades dos dois países também estão discutindo o estabelecimento de voos diretos, a interação entre suas mídias e entre instituições educacionais.
Da mesma forma, em reuniões anteriores, eles também concordaram em continuar os esforços para a celebração do 75º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas.
Eles também fizeram um balanço dos intercâmbios e atividades planejados para este ano e discutiram a retomada gradual dos mecanismos de diálogo para abordar as áreas prioritárias de interesse e preocupação de cada um e colocar as relações em um caminho mais estável e previsível.
ro/lrd/bm