Neste domingo serão disputadas as medalhas no poomsae individual tradicional para os dois sexos e em duplas mistas estilo livre da mesma especialidade e no kyorugi de equipes mistas.
Até o momento, o México lidera a disciplina com duas medalhas de ouro e a mesma quantidade de prata e bronze, seguido pelo Brasil (1-1-3), Equador (1-1-1), Argentina (1-0-2) e Cuba (1-0-1).
No sábado, o Haiti conquistou seu primeiro título no evento paraguaio, com a vitória da taekwondista Ava Soon Lee na final acima de 67 kg.
A caribenha derrotou a mexicana Paloma García por 2 a 1 e conquistou a primeira medalha de seu país na competição, prevista para terminar em 23 de agosto.
Nesta categoria, as medalhas de bronze foram para a equatoriana Matvelin Espinosa e a colombiana Kiara Paz.
Cuba conquistou seu primeiro título no taekwondo do torneio guaraní, com a vitória de Yoikel Goicochea na final masculina de 80 kg.
O cubano derrotou o colombiano César Silva por 2 a 0 na disputa pelo título, vencendo o primeiro round (12 a 9) e o segundo (14 a 8).
As medalhas de bronze da categoria ficaram com o mexicano Víctor Ramírez e o brasileiro Erick Batista.
Em outra divisão, a equatoriana Mayte Caicedo ficou em segundo lugar na categoria até 67 kg, ao perder na final para a canadense Gabrielle Beaulieu por 1 a 2.
Com muita defesa e estratégia, Caicedo venceu o primeiro round por 4 a 2, mas depois perdeu o ímpeto e cedeu nos dois restantes por 4 a 5 e 0 a 3.
As medalhas de bronze da categoria foram para a cubana Anaisel León e a argentina Brenda Ruiz.
Além disso, a delegação do Brasil conquistou seu primeiro título nesta modalidade por meio de Henrique Marques na categoria até 80 kg.
Marques venceu o colombiano Maicol Solís por 2 a 0 na final, triunfando no round inicial (5 a 3) e no segundo (11 a 2).
O boliviano Juan Montalvo e o argentino Mateo Di León conquistaram as medalhas de bronze na categoria.
lam/am/mb