Terça-feira, Agosto 19, 2025
NOTÍCIA

Taekwondo dos Jogos Pan-Americanos Júnior encerra com quatro finais

Assunção, 17 de agosto (Prensa Latina) O taekwondo dos Jogos Pan-Americanos Júnior Assunção 2025 encerra hoje suas atividades com quatro finais como grande atração no Poliesportivo Deportes Urbanos.

Neste domingo serão disputadas as medalhas no poomsae individual tradicional para os dois sexos e em duplas mistas estilo livre da mesma especialidade e no kyorugi de equipes mistas.

Até o momento, o México lidera a disciplina com duas medalhas de ouro e a mesma quantidade de prata e bronze, seguido pelo Brasil (1-1-3), Equador (1-1-1), Argentina (1-0-2) e Cuba (1-0-1).

No sábado, o Haiti conquistou seu primeiro título no evento paraguaio, com a vitória da taekwondista Ava Soon Lee na final acima de 67 kg.

A caribenha derrotou a mexicana Paloma García por 2 a 1 e conquistou a primeira medalha de seu país na competição, prevista para terminar em 23 de agosto.

Nesta categoria, as medalhas de bronze foram para a equatoriana Matvelin Espinosa e a colombiana Kiara Paz.

Cuba conquistou seu primeiro título no taekwondo do torneio guaraní, com a vitória de Yoikel Goicochea na final masculina de 80 kg.

O cubano derrotou o colombiano César Silva por 2 a 0 na disputa pelo título, vencendo o primeiro round (12 a 9) e o segundo (14 a 8).

As medalhas de bronze da categoria ficaram com o mexicano Víctor Ramírez e o brasileiro Erick Batista.

Em outra divisão, a equatoriana Mayte Caicedo ficou em segundo lugar na categoria até 67 kg, ao perder na final para a canadense Gabrielle Beaulieu por 1 a 2.

Com muita defesa e estratégia, Caicedo venceu o primeiro round por 4 a 2, mas depois perdeu o ímpeto e cedeu nos dois restantes por 4 a 5 e 0 a 3.

As medalhas de bronze da categoria foram para a cubana Anaisel León e a argentina Brenda Ruiz.

Além disso, a delegação do Brasil conquistou seu primeiro título nesta modalidade por meio de Henrique Marques na categoria até 80 kg.

Marques venceu o colombiano Maicol Solís por 2 a 0 na final, triunfando no round inicial (5 a 3) e no segundo (11 a 2).

O boliviano Juan Montalvo e o argentino Mateo Di León conquistaram as medalhas de bronze na categoria.

lam/am/mb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa