Ricardo de los Santos, presidente do Senado e senador pela província de Sánchez Ramírez, afirmou que este Congresso enfrenta o grande desafio de manter o mesmo nível de produtividade que manteve durante o ano legislativo.
Ele destacou o consenso que prevalece no Congresso, apesar das duas casas legislativas.
Ele destacou que 117 projetos de lei foram aprovados na primeira sessão legislativa, dos quais 60 foram promulgados.
A nova equipe executiva tomou posse em seus novos cargos em cerimônia solene realizada no Salão Nobre do órgão legislativo.
Em seguida, o Presidente do Senado convidou todos a ouvirem as 21 saudações e o Hino Nacional, e uma comissão especial depositou uma coroa de flores no Altar da Pátria, por ocasião do 162º aniversário da Restauração da República.
Santos enfatizou no início deste mês que a promulgação do novo Código Penal (a última peça aprovada em sessão extraordinária) é um passo firme para o fortalecimento do Estado de Direito no país.
Ele afirmou que o Senado tem trabalhado com empenho e abertura para alcançar uma legislação moderna que proteja os direitos fundamentais e puna com mais rigor os crimes que mais afetam a população.
Em 31 de julho, o Senado aprovou em uma única leitura as 64 emendas apresentadas pelos deputados à Lei Orgânica que institui o Código Penal da República Dominicana.
Dezenas de organizações sociais, políticas e de direitos humanos instaram o presidente Luis Abinader a observar o Código, argumentando que ele constitui um retrocesso nos direitos humanos, principalmente porque exclui as três causas para o aborto sem consequências criminais, mas o presidente deu sinal verde.
oda/mpv/glmv