Terça-feira, Agosto 19, 2025
NOTÍCIA

Papa Leão XIV reafirmou importância de avançar nas negociações de paz

Cidade do Vaticano, 17 de agosto (Prensa Latina) O Papa Leão XIV voltou a referir-se hoje à importância de impulsionar as negociações de paz para pôr fim aos conflitos bélicos e dar prioridade ao bem dos povos.

Uma nota divulgada pela assessoria de imprensa da Santa Sé destaca que, após a oração do Angelus, realizada ao meio-dia deste domingo, o sumo pontífice pediu que “oremos para que os esforços para pôr fim às guerras e promover a paz sejam bem-sucedidos”.

Na cerimônia, realizada diante dos fiéis e peregrinos reunidos na Praça da Liberdade, em frente ao Palácio Apostólico das Villas Pontificias de Castel Gandolfo, o bispo de Roma enfatizou ainda a importância de que, nessas negociações, “o bem comum dos povos esteja sempre em primeiro lugar”.

Uma reportagem publicada no site do jornal Vatican News aponta que, ao pronunciar essas palavras, Leão XIV se referia aos processos em andamento para pôr fim ao conflito na Ucrânia e ao que se desenvolve no Oriente Médio, que ameaça escalar, após Tel Aviv anunciar a decisão sionista de ocupar militarmente a Faixa de Gaza.

Em particular, de acordo com esse meio de comunicação, esse apelo do Santo Padre foi dirigido às negociações para alcançar um cessar-fogo e a paz entre Kiev e Moscou, que apontam para possíveis avanços após a recente cúpula, em 15 de agosto, entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu homólogo russo, Vladimir Putin.

oda/ort/mb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa