De acordo com a agenda anunciada pela porta-voz do governo, Carolina Jaramillo, Noboa se reunirá com seu homólogo Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília nesta segunda-feira para “dar um novo impulso à relação bilateral em termos de cooperação, educação, investimentos e comércio”.
Em sua visita ao Brasil, Noboa também se encontrará com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta.
O presidente equatoriano visitará Montevidéu na terça-feira, 19 de agosto.
Ele deve se reunir com seu homólogo uruguaio, Yamandú Orsi, com quem discutirá alternativas de investimento em áreas como serviços, inteligência artificial, mercado imobiliário e portos.
No país sul-americano, o líder equatoriano também se reunirá com representantes da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi) e participará de um evento empresarial.
Por fim, nos dias 20 e 21 de agosto, Noboa estará na Argentina para um encontro com seu homólogo, Javier Milei, para fortalecer a cooperação em áreas como segurança, comércio, mineração, energias renováveis e biotecnologia.
Em Buenos Aires, a agenda inclui uma visita à Câmara dos Deputados e encontros com estudantes e empresários, entre outras atividades.
A viagem, que começa neste domingo, se estenderá até 22 de agosto, e o presidente estará acompanhado da chanceler Gabriela Sommeferld e de outros ministros.
Após sua visita ao Cone Sul, de 24 a 30 de agosto, Noboa viajará ao Japão para discutir investimentos e questões energéticas.
“O Japão é um parceiro fundamental para o Equador na Ásia, e esse tipo de reunião de alto nível constitui uma demonstração fundamental da vontade política de aprofundar o diálogo bilateral e avançar para uma cooperação mais estruturada e diversificada”, afirmou o porta-voz Jaramillo.
Desde que assumiu o poder em novembro de 2023, Noboa mantém uma agenda internacional ativa e, após assumir seu novo mandato em maio passado, já visitou o Vaticano, a Espanha, os Emirados Árabes Unidos, Israel, o Reino Unido, a França, a China e a Itália.
oda/avr/glmv