Esta tarde, receberei @ZelenskyyUa em Bruxelas. Juntos, participaremos da videoconferência da Coalizão de Voluntários. A pedido do presidente Zelenski, participarei de sua reunião com o presidente Trump e outros líderes europeus na Casa Branca amanhã, tuitou Von der Leyen neste domingo.
O governo da Alemanha também anunciou que o chanceler federal, Friedrich Merz, viajará aos Estados Unidos na segunda-feira para manter conversações políticas com o presidente ucraniano e outros chefes de Estado e de governo europeus. A viagem servirá para trocar informações com o presidente americano, Donald Trump, após sua reunião com seu homólogo russo, Vladimir Putin, no Alasca.
Merz abordará o estado dos esforços de paz com os chefes de Estado e de governo e destacará o interesse da Alemanha em um rápido acordo de paz na Ucrânia, indicou um comunicado oficial do governo.
De acordo com a nota, as conversas abordarão, entre outros temas, as garantias de segurança, as questões territoriais e o apoio contínuo à Ucrânia em sua defesa contra a Rússia, o que inclui manter a pressão das sanções.
Além disso, confirmaram sua participação os presidentes da Finlândia e da França, Alexander Stubb e Emmanuel Macron, respectivamente, bem como o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Mark Rutte.
Fontes do governo italiano também confirmam a presença da primeira-ministra Giorgia Meloni neste encontro.
Na sexta-feira, os presidentes da Rússia e dos Estados Unidos, Vladimir Putin e Donald Trump, realizaram uma cúpula de duas horas e 45 minutos na cidade de Anchorage, no Alasca, a primeira reunião desde o retorno do político republicano à Casa Branca em janeiro passado.
oda/amp/mb