Terça-feira, Agosto 19, 2025
NOTÍCIA

Incêndio de grande magnitude afeta localidades do sul da Itália

Roma, 17 de agosto (Prensa Latina) Um incêndio de grande magnitude afeta hoje vários municípios da província italiana de Caserta, na região de Campânia, com grave impacto ambiental que ameaça a saúde de seus habitantes.

Um relatório da Agência Regional de Proteção Ambiental (ARPA) publicado no site do jornal Il Sole 24 Ore indica que o incêndio, iniciado na véspera no interior da planta de armazenamento de resíduos da empresa Campania Energia, localizada na localidade de Teano, se espalhou rapidamente nas primeiras horas da madrugada.

Os especialistas da ARPA indicam que a atenção das brigadas de bombeiros, que ainda lutam para extinguir as chamas, está centrada em tentar controlar o avanço para outras zonas do sinistro, que já abrange uma área de 40 mil metros quadrados, o que gerou uma nuvem tóxica com a provável presença de dioxinas, furanos e bifenilos policlorados.

Trata-se de substâncias perigosas que podem ter efeitos duradouros na saúde e no meio ambiente, por isso foram enviados ao local especialistas da Unidade de Combate à Contaminação Nuclear, Bacteriológica, Química e Radiológica.

Foi decretado estado de emergência na zona, uma vez que, devido aos fortes ventos de noroeste a sudeste e de nordeste a sul, as chamas e a contaminação podem afetar também os municípios de Croce Borgonuovo, Caianello, Vairano Scalo, Taverna Zarone, Pietramelara, Vairano Patenora, Pietravairano, Riardo e Rocchetta, acrescenta a fonte.

oda/ort/mb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa