Terça-feira, Agosto 19, 2025
NOTÍCIA

Embaixador de Cuba no Egito destaca relações bilaterais

Havana, 17 de agosto (Prensa Latina) O embaixador de Cuba no Egito, Alexander Pellicer, considerou estáveis e históricas as relações entre seu país e o Estado africano em entrevista concedida ao jornal Al Ahram Online, informou hoje o Ministério das Relações Exteriores.

Ambos os países “mantêm relações históricas de amizade e cooperação há mais de 75 anos”, destacou Pellicer ao meio de comunicação, considerado o mais importante e influente do país árabe e um dos mais antigos do Oriente Médio.

“O Egito foi o primeiro país árabe e africano a estabelecer relações diplomáticas com Cuba, em 5 de setembro de 1949. Desde essa data, as relações têm sido ininterruptas”, acrescentou.

Da mesma forma, ele assegurou que “em todos esses anos de laços, destaca-se a estreita amizade estabelecida entre o líder cubano Fidel Castro e o presidente egípcio Gamal Abdel Nasser, dois dos maiores estadistas do século XX”.

O Egito e Cuba são amantes da paz e mantêm um alto grau de coincidência nas principais questões da agenda internacional, afirmou, e destacou o apoio do Cairo “à causa do povo palestino para criar seu Estado independente e soberano e viver em paz”.

Ele destacou, além disso, que o Egito apoiou “a resolução cubana contra o bloqueio imposto pelos Estados Unidos, que é apresentada todos os anos na Assembleia Geral da ONU”.

Da mesma forma, expressou que “infelizmente, o nível de nossas relações econômicas e comerciais não está no mesmo nível das relações políticas e diplomáticas entre nossas nações”.

“Mas existe a vontade política e o interesse de ambos os governos em trabalhar no desenvolvimento e fortalecimento das relações econômicas e comerciais em áreas de interesse comum”, concluiu o diplomata cubano.

oda/raj/mb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa