Terça-feira, Agosto 19, 2025
NOTÍCIA

Eleições na Bolívia transcorrem normalmente

La Paz, 17 de agosto (Prensa Latina) Em uma manhã fria, a Bolívia iniciou hoje o dia eleitoral com a abertura das urnas logo cedo, nas quais 7,9 milhões de eleitores escolherão as novas autoridades executivas e legislativas.

Desde muito cedo, as seções eleitorais em todo o território abriram suas portas sob rigorosos protocolos de segurança e com a presença de jurados eleitorais, notários, delegados de organizações políticas e observadores de 19 organismos internacionais.

“Hoje, o povo boliviano exerce seu direito democrático ao voto, em uma jornada que deve ser caracterizada pela tranquilidade, transparência e compromisso cívico”, afirmou o presidente do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE), Oscar Hassenteufel, em seu discurso inaugural, proferido na sede desse órgão do Estado, onde esteve a Prensa Latina.

Fontes do Órgão Eleitoral garantiram que o dia começou sem incidentes dignos de nota e destacaram a ampla participação cidadã registrada desde os primeiros momentos.

No maior colégio eleitoral de La Paz, localizado na escola Justino Aspiazu, na rua de mesmo nome do bairro central de Sopocachi, esta agência de notícias constatou o fluxo positivo de eleitores.

Destacou-se a tranquilidade reinante e a ampla presença de observadores internacionais, entre eles os embaixadores da Argentina, Brasil, Egito, México, Venezuela e representantes diplomáticos do Panamá, entre outros.

De acordo com o TSE, 7,9 milhões de cidadãos participam da votação, cujo resultado definirá o rumo político do país para os próximos anos, com a eleição de 177 autoridades titulares dos órgãos Executivo e Legislativo para o período 2025-2030.

No caso do governo, vota-se pelo presidente e um vice-presidente do Estado Plurinacional, e no Legislativo serão eleitos 36 senadores, 130 deputados nacionais (com os respectivos suplentes) e nove representantes supraestaduais.

oda/jpm/mb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa