Selassie, em sua conta na rede social X, expressou seu profundo pesar pelo falecimento de Eshetu, afirmando que ele deve ser lembrado “por seu profundo amor por seu amado país, a Etiópia, e seu povo, e por suas contribuições para o avanço da arte e do conhecimento”.
Ele foi um grande homem que dedicou sua vida à verdade e à arte, e um modelo para sua geração. “Que sua alma descanse em paz!”, concluiu a publicação.
Ahmed, por sua vez, expressou sua profunda tristeza na mesma plataforma digital pelo falecimento do proeminente artista, que deixou uma marca profunda na história da arte moderna etíope.
“Debebe Eshetu é uma das principais figuras no desenvolvimento do teatro e do cinema etíope moderno. Sempre nos lembraremos do papel que ele desempenhou, com seu talento artístico, ajudando a Etiópia a concluir com sucesso a jornada de mudança que havia iniciado”, enfatizou.
Eshetu era um artista experiente e versátil que cativou inúmeras plateias com sua participação em diversos filmes e produções teatrais, incluindo “Shaft in Africa”, além de diversos outros filmes locais e estrangeiros.
Ele também foi autor, tradutor, cantor, jornalista e defensor dos direitos humanos.
oda/nmr/glmv