Ahmed, em sua conta na mídia social X, destacou a qualidade, a alta capacidade e o sistema altamente automatizado da instalação, e enfatizou que eles esperam que a operação contribua significativamente para as exportações de produtos manufaturados.
“Isso se alinha fortemente à nossa estratégia de investimento, que se concentra em projetos de valor agregado que atendem aos nossos objetivos e políticas declarados, representando investimentos verdadeiramente inovadores”, disse ele.
Ele observou que, embora outras duas instalações solares ainda estejam em construção, a planta operacional demonstra o progresso do país na atração de investimentos estrangeiros estratégicos e no cumprimento de compromissos anteriores.
A visita do chefe de governo da Etiópia ocorreu após conversas anteriores com o presidente da empresa, que se comprometeu a iniciar a produção na instalação.
O Hawassa Industrial Park continua a servir como um centro para a industrialização da Etiópia, impulsionando a fabricação de alta tecnologia e o crescimento orientado para a exportação.
A usina solar em operação é um marco nos esforços do país para expandir a produção de valor agregado e os recursos de energia renovável, além de reforçar a posição de Adis Abeba como destino de investimentos estrangeiros diretos de qualidade.
mem/nmr/bm