Segundo o anúncio, a competição internacional, que se realiza pela terceira vez na capital da República russa do Tartaristão, tem como objetivo descobrir jovens talentosos e reconhecer a contribuição dos jovens líderes ao desenvolvimento de áreas de importância social.
Este ano, representantes de nove países participarão da final: Índia, Irã, Cazaquistão, China, Quirguistão, Paquistão, Tajiquistão, Uzbequistão e Rússia.
Os participantes serão os vencedores em cinco categorias: “Pesquisa e Inovação do Ano”, “Solução Social do Ano”, “Projeto de Diplomacia Pública do Ano”, “Iniciativa Verde do Ano” e “Jovem Influenciador de Mídia do Ano”.
Em 2025, aproximadamente 45 pessoas concorreram a cada vaga na competição, e mais de 450 inscrições foram recebidas no total. O interesse no prêmio foi demonstrado não apenas pelos países do Brics e da SCO, mas também por outros estados. Os finalistas foram os autores de projetos de grande escala: iniciativas de mídia que promovem a cultura, o turismo e a ciência nacionais; plataformas educacionais baseadas em inteligência artificial; desenvolvimentos no campo das altas tecnologias, incluindo sistemas de diagnóstico precoce de doenças oncológicas. Também foram apresentadas ideias e soluções para a interação entre humanos e drones, inovações sociais, programas de diplomacia pública e projetos ecológicos.
O vencedor do último Prêmio Jovens Líderes do Brics e da SCO na categoria “Empreendedor Social do Ano”, Madhish Parikh, da Índia, disse que essa experiência lhe deu a oportunidade de obter reconhecimento global.
“Nesse fórum, pude compartilhar ideias, comunicar-me com pessoas inspiradoras que estão buscando mudanças e adquirir novas experiências. Fiquei ainda mais interessado em inovações para jovens. Estou convencido de que a cooperação entre os países do Brics e a SCO é fundamental para a construção de um futuro melhor”, disse ele.
O prêmio é organizado pela Academia de Diplomacia da Juventude com o apoio do Ministério da Juventude da República do Tartaristão, bem como do Centro Nacional de Diplomacia Popular da SCO, do Escritório de Projetos de Cooperação Internacional da Juventude “Rússia-Brics” e outros.
mem/gfa/bm