O comissário Shiferaw Teklemariam enfatizou que o fortalecimento desses recursos é um pilar fundamental da estratégia geral para garantir a soberania alimentar.
Teklemariam enfatizou que a produtividade agrícola robusta em todos os setores desempenha um papel fundamental no aumento da capacidade da reserva de emergência.
Ele explicou o estabelecimento de um sistema que permite que os governos regionais criem suas próprias reservas, garantindo uma resposta rápida e localizada aos cidadãos necessitados. Para apoiar essa iniciativa, foi alocado um fundo de três milhões de birr (mais de US$ 21.000) para melhorar a produtividade das colheitas com essa finalidade.
As 50.000 toneladas métricas de produtos agrícolas serão garantidas na primeira fase da estação chuvosa e os estados regionais contribuirão de acordo com seu potencial, transferindo uma parte de sua colheita para a reserva nacional, enfatizou.
De acordo com o funcionário, essa abordagem não apenas fortalece a segurança alimentar, mas também ajuda a estabilizar os preços de mercado e incentiva o aumento da produção.
Ele revelou a formação de um comitê de coordenação nacional para supervisionar a iniciativa e fornecer apoio financeiro às regiões deficitárias. A estação chuvosa na Etiópia vai de junho a setembro.
mem/nmr/bm