Sexta-feira, Setembro 05, 2025
NOTÍCIA

Comércio automotivo sul-africano cresce em junho

Pretória, 15 ago (Prensa Latina) O setor de comércio automotivo da África do Sul registrou um aumento anual de 3,1 por cento em junho de 2025, refletindo uma recuperação marcada principalmente por um aumento na venda de acessórios, veículos novos e usados.

De acordo com o relatório atualizado da agência nacional de estatísticas, a Stats SA, as vendas de acessórios cresceram 10,3%, contribuindo com dois pontos percentuais para o resultado geral, enquanto as vendas de veículos novos aumentaram 6,8%, com uma contribuição de 1,6 ponto, e as vendas de veículos usados aumentaram 4,8%, contribuindo com um ponto percentual.

Esses indicadores refletem o dinamismo renovado do mercado automotivo e o aumento da confiança na economia do país, observa o relatório.

No entanto, continua a Stats SA, segmentos como as receitas de oficinas de reparos caíram 11,1%, impactando negativamente em 0,6 ponto percentual, enquanto as vendas de combustível caíram 1,9%, subtraindo 0,5 ponto do total.

Os analistas do setor nacional atribuem a queda nas receitas das oficinas à menor demanda por serviços devido à crescente modernização dos veículos e ao aumento das compras de novas unidades.

Em uma base ajustada sazonalmente, as vendas do comércio automotivo permaneceram estáveis em junho em comparação com maio, depois de registrarem ligeiras mudanças de 0,2% em maio e nenhum crescimento em abril.

Durante o segundo trimestre de 2025, as vendas aumentaram 2,5% em comparação com o mesmo período do ano passado, com a influência positiva de veículos novos (7,3%), acessórios (5%) e veículos usados (4,4%), embora as receitas das oficinas tenham diminuído 12,7%.

Em comparação com o primeiro trimestre, houve um crescimento ajustado de 0,6%, impulsionado principalmente pela venda de acessórios (1,8%).

O desempenho positivo do comércio automotivo é visto como um indicador relevante da saúde econômica da África do Sul, especialmente em seu papel como gerador de empregos e impulsionador da produção, à medida que o país supera as consequências da crise energética e busca revitalizar sua economia.

otf/mv/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa