Sexta-feira, Setembro 05, 2025
NOTÍCIA

Angola vacinará quase sete milhões de crianças contra a pólio

Luanda, 15 ago (Prensa Latina) Angola iniciou hoje a segunda fase da campanha de vacinação contra a poliomielite, que pretende chegar a quase sete milhões de bebês em todo o país.

A primeira fase foi realizada no final de julho na província de Benguela, que junto com Huambo, Cubango e Cuanza Norte registrou 19 casos da doença, confirmados pelo Ministério da Saúde (Minsa).

A vacinação, liderada pelo Minsa com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como objetivo interromper a circulação do poliovírus tipo 2 e proteger todas as crianças com menos de cinco anos de idade, portanto, além dessa segunda fase, que termina em 17 de agosto, haverá uma terceira fase em setembro.

As equipes estão indo de porta em porta nas comunidades e em áreas movimentadas, como mercados, igrejas e terminais de transporte público, além de transmitir mensagens pela mídia para incentivar os pais a levarem seus filhos para receber a vacina nVPO2 de duas doses.

Equipes especiais também foram enviadas a áreas remotas ou com problemas de segurança para garantir que a campanha chegue a todos os lugares.

A OMS está envolvida na harmonização de planos, na capacitação e na mobilização de recursos para o sucesso da campanha, além de contribuir para a busca de casos de paralisia flácida aguda, cólera, sarampo e outras doenças de notificação obrigatória.

mem/kmg/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa