A nova unidade prisional teria 20 celas de isolamento, equipamentos de triagem, circuito fechado de vídeo e botões de pânico, acrescentaram membros da Comissão de Segurança e Narcotráfico da Assembleia Legislativa, citados pelo Diario Extra.
O governo atualmente possui 40% dos US$ 34,2 milhões necessários para financiar o projeto e espera-se que os 60% restantes desses fundos até o final de 2026, acrescentaram as fontes.
As autoridades já registraram o projeto no Banco de Investimento Público, especialmente para etapas importantes como licenças ambientais e de terras, enquanto os planos aprovados devem ser apresentados na próxima semana ao Colégio Federado de Engenheiros e Arquitetos, de acordo com a comissão legislativa.
O projeto, conhecido em alguns setores como “Mega Prisão” e inspirado no Centro de Confinamento de Terroristas estabelecido em El Salvador pelo presidente Nayib Bukele, busca combater a superlotação carcerária local e proteger criminosos de alto risco.
O projeto, cuja construção foi encomendada em junho pelo Ministério da Justiça e Paz, terá capacidade para aproximadamente 5.000 presos de alta periculosidade e deve ser concluído em 195 dias corridos.
A prisão, com 80 metros de comprimento, 50 metros de largura e entre 5,5 e 10 metros de altura, inclui cinco módulos de alojamento de alta segurança, cada um com capacidade para 1.000 presos, compostos por 17 celas por módulo, cobrindo uma área de 4.000 metros quadrados.
npg/apb / fav