Terça-feira, Agosto 19, 2025
NOTÍCIA

ONG alemã Demokrati-Ja é declarada indesejável na Rússia

Moscou, 14 ago (Prensa Latina) A Procuradoria Geral da Federação Russa anunciou hoje que declarou "indesejável" a ONG Demokrati-Ja, fundada por um grupo de ativistas cívicos russos residentes na Alemanha.

“Os membros da associação estão empenhados em semear a divisão na comunidade de língua russa na Alemanha com o objetivo de promover atividades em seu meio que sejam contrárias aos interesses da Rússia”, disse a nota da promotoria divulgada à imprensa na quinta-feira.

A Demokrati.ja organiza eventos públicos antirrussos em grande escala na Alemanha, divulga materiais que desacreditam a política interna e externa do governo russo, seu sistema eleitoral e as ações de suas forças armadas durante a operação militar especial na Ucrânia, argumenta a promotoria.

De acordo com a promotoria, a ONG promove a russofobia, ajuda a criar uma imagem “totalitária” da Rússia no exterior e pede um embargo comercial e um embargo de petróleo e gás contra a Rússia, entre outras medidas, ao mesmo tempo em que pede à comunidade internacional que aumente o apoio militar à Ucrânia.

A organização também promove uma ideologia separatista e incita o ódio interétnico, a distorção da memória histórica e o enfraquecimento da conquista do povo soviético na vitória sobre o nazismo durante a Grande Guerra Patriótica de 1941-1945.

Os parceiros da Demokrati-Ja incluem as organizações alemãs Solidarus e.V. e Freies Russland Berlin, bem como a Free Russia Foundation, sediada nos EUA, cujas atividades já foram declaradas indesejáveis na Rússia. Uma entidade declarada indesejável perde o direito de criar estruturas e entidades legais na Rússia, implementar projetos e disseminar informações. Os cidadãos russos, as pessoas jurídicas russas e os apátridas que residem permanentemente na Rússia estão proibidos de participar das atividades de entidades declaradas indesejáveis.

mem/gfa/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa