A iniciativa permitiu a cobertura alcançada pelo governo anterior (Alejandro Giammattei, 2020-2024) nos últimos dois anos, destacou o veículo de comunicação.
Claudia Peneleu, Vice-Ministra de Previdência Social e Emprego do Ministério do Trabalho, destacou o objetivo de tornar essa migração circular, que está sendo implementada por meio de um plano piloto com a Espanha.
“O objetivo é que os guatemaltecos possam retornar às suas comunidades e famílias após um período de trabalho no exterior e, com isso, possamos manter o tecido social de que o país precisa”, explicou a vice-ministra, citada na reportagem.
A estratégia inclui a disponibilização de informações para todo o país, razão pela qual, desde janeiro de 2024 (com o novo governo), foram realizados 23 workshops departamentais e municipais para divulgar o projeto e outras opções de emprego.
“Esses eventos são direcionados a indígenas, moradores rurais e pessoas de áreas com maior índice de migração irregular, para que possam se candidatar”, acrescentou a autoridade.
A certificação de habilidades também está sendo promovida para melhorar a empregabilidade, observou Peneleu, acrescentando que “alguns aprendem ofícios empiricamente, mas sem certificação”.
“Estamos avançando na concessão de credenciamentos para que seus perfis sejam adequados para empresas estrangeiras”, enfatizou.
Dados oficiais de 2024 a 15 de julho mostram que 7 mil 066 guatemaltecos viajaram para os Estados Unidos por meio deste programa, 567 para o Canadá, 363 para a Espanha e 21 para a Itália.
Do total, 970 são do departamento da capital, 370 de Chimaltenango, 256 de Santa Rosa, 208 de Escuintla e 194 de Sacatepéquez e San Marcos, respectivamente, entre outros departamentos.
A Ministra do Trabalho, Miriam Roquel, argumentou anteriormente que a campanha “Proteja Seu Sonho” ajudou a evitar que guatemaltecos caíssem em golpes de emprego no exterior. A terra do quetzal tem um longo histórico de migração regular e irregular devido à violência, falta de oportunidades, abuso e desigualdade, mudanças climáticas e desastres naturais.
jha/znc/glmv