Terça-feira, Agosto 19, 2025
NOTÍCIA

Legado de Fidel Castro é lembrado em Moscou em seu nascimento

Moscou, 13 ago (Prensa Latina) Com uma emotiva cerimônia na Praça Fidel Castro, em Moscou, amigos e trabalhadores russos da missão da nação caribenha recordaram o 99º aniversário do ilustre líder da Revolução Cubana.

Na emotiva cerimônia presidida pelo embaixador cubano em Moscou, Julio Garmendía, e pelo presidente do Fundo Fidel Castro na nação eslava, Leonid Savin, destacou-se que é um orgulho para todos poder recordar o homem que nos deu a Revolução e as melhores lições de solidariedade e humanismo, diante do monumento erigido na capital russa.

O dia 13 de agosto é um dia muito significativo para os cubanos e amigos russos da solidariedade, que na quarta-feira lembraram o nascimento de um líder que desempenhou um papel importante no fortalecimento dos laços entre os povos da nação caribenha e os da ex-URSS.

Na cerimônia, a jovem Isabella Gutierrez declamou o poema Canto a Fidel, de Carilda Oliver, dedicado ao invicto comandante rebelde, e os presentes depositaram flores aos pés do monumento.

Hoje, a estátua de Fidel Castro em Moscou, a mesma que será inaugurada em novembro de 2022 na região de Sokol, em Moscou, pelos presidentes de Cuba e da Rússia, Miguel Díaz-Canel e Vladimir Putin, respectivamente, foi coberta de flores, algo que é habitual nesse local como sinal de eterno respeito.

Todos os anos, representantes da missão oficial cubana em Moscou, da Sociedade de Amizade Rússia-Cuba, da Fundação Fidel Castro e veteranos internacionalistas comparecem ao monumento, para prestar homenagem ao ilustre revolucionário cubano, um evento que está se tornando uma tradição entre os amigos russos de Cuba.

oda/gfa/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa