A equipe será composta por cinco especialistas chilenos e internacionais em áreas como geotecnia, segurança de minas, comportamento organizacional e aspectos regulatórios, informou a entidade em um comunicado.
Cada um dos membros será nomeado por Cutifani em conjunto com a diretoria da Codelco, e parte de sua função será analisar a resposta ao desastre, avaliar fatores técnicos, humanos e culturais que podem ter influenciado a tragédia e propor medidas preventivas.
“Estou plenamente ciente do impacto do acidente de 31 de julho e da necessidade de identificar claramente suas causas”, disse o especialista após ser informado de sua nomeação. Engenheiro de minas com quase 50 anos de experiência, o especialista australiano liderou operações em 20 países envolvendo depósitos minerais e metálicos.
Durante sua gestão em diversas mineradoras, ele obteve uma redução significativa nos incidentes graves, de acordo com o comunicado da Codelco.
A investigação será iniciada com base em dados coletados por uma auditoria interna da National Copper Corporation e em conclusões do Serviço Nacional de Geologia e Mineração, e incluirá estudos de campo.
mem/car/eam / fav